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Alimentação

Tudo Sobre os Benefícios do Espinafre –Vitaminas, Minerais, Substâncias Tóxicas e Contra-indicações

Tudo Sobre os benefícios do Espinafre

Espinafre, o alimento que dá forças ao marinheiro Popaye muito aclamado deixa dúvidas sobre seus efeitos no nosso organismo e se devemos comer ou não comer. O vegetal, que é rico em vitamina e mineral, o que o torna muito nutritivo, tem também substâncias tóxicas que em excesso podem ser fatais e que interferem na absorção das vitaminas. Veja abaixo todos os nutrientes do espinafre, seus possíveis benefícios e ação das toxinas no nosso organismo

Nutrientes do espinafre

Muito rico em vitamina A, a cada 100 gramas da hortaliça temos 7385 U.I.da vitamina A. Encontramos também vitaminas do complexo B e C além de minerais como o potássio em grandes quantidade (770,00 mm em 100 g), cálcio, fósforo, enxofre, sódio, magnésio, cloro, silício e ferro. No espinafre temos ainda 22 calorias a cada 100 gramas do vegetal, água, hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

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Substâncias tóxicas do espinafre

No espinafre foram encontradas após estudos, substâncias tóxicas como o ácido oxálico e o ácido fítico, que agem negativamente no nosso organismo quando ingerido em grandes quantidades. Uma tese da ESALQ/USP, mostrou após pesquisas em animais que estas substâncias causaram tremores, hemorragias, perda de peso, disfunção renal e são substâncias antinutricionais, que atrapalham a absorção do cálcio e do ferro pelo nosso organismo.

Naturalmente a absorção do ferro do espinafre é difícil e seu efeito quase que neutralizado.

Benefícios do espinafre

Os benefícios do espinafre sempre foram pregados no combate da anemia, por ser rico em ferro, além de sua ação alcalina, combatendo a acidose.

Como tônico, laxante diurético, fortificante, no tratamento de inflamações das vias digestivas, vias urinárias, no combate dos cálculos renais, do bócio exoftálmico, do linfatismo, ótimo contra catarro intestinais, para o sistema nervoso, calmante e aperiente.

Graças as suas vitaminas, o espinafre é visto como ótimo para a resistência a infecções e o crescimento. Já os estudos feitos na tese da ESALQ/USP mostraram sua interferência no desenvolvimento, na absorção do ferro, do cálcio, contrariando o que sempre foi dito sobre os benefícios do espinafre.

Cru, escaldado ou cozido, o efeito negativo do espinafre foi comprovado devido as ação das tóxinas encontradas nele, o que, segundo os estudos, o espinafre deve ser trocado por outras hortaliças como a couve, a couve flor, a rúcula, o agrião, que são rico em nutrientes e benefícios e livres das tóxinas apresentadas no espinafre.

È triste esta notícia, já que deliciosos bolinhos de espinafre têm suas receitas espalhadas pela internet e em cadernos de receitas antigos. Se uso em omeletes, caldos, sopas e até alimetos para crianças ignoram a ação do ácido oxálico e fítico no vegetal.

Para muitos, o espinafre deve ser banido do cardápio humano, outros apreciam com moderação e alguns preferem ignorar seus efeitos negativos.

E você, o que acha sobre as contraindicações e os benefícios do espinafre? Comente aqui no blog Essas e Outras.

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