Notícias

Tudo Sobre renúncia Papa: Bento XVI, Motivo Renúncia, Causa, Sucessor

Tudo sobre a renúncia do Papa Bento XVI – Papa Bento XVI anuncia renúncia – Veja causa da renúncia Papa Bento XVI.

papa-bento-xvi-renuncia

O Papa Bento XVI, aos 85 anos de idade, fez o anúncio pessoalmente nesta seguda-feira, dia 11/02/2013 de sua renuncia do pontificado, marcada para o dia 28 de fevereiro de 2013, às 20h horário local,  (17h do horário brasileiro de verão).

Até a data oficial da renúncia, o Papa Bento XVI estará “totalmente encarregado” dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados.

O Papa Bento XVI, assumiu o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos de idade, como sucessor de João Paulo II.

Segundo Papa Bento XVI, vai renunciar  o cargo por não ter mais forças para exercê-lo. O anuncio da renúncia do Papa Bento XVI foi feito durante um encontro de cardeais.

Segundo informações do Vaticano, o papado, exercido até então por Bento XVI, ficará vago até a escolhado sucessor. O porta-voz Federico Lombardi, diz que as indormações do Vaticano são que o preenchimento do cargo papal será feito o mais rápido possível, previsto para antes da Páscoa, dia 31 de março de 2013. O novo Papa será escolhido numa reunião de Cardeais em 15 a 20 dias após a renúncia.

 Papa Bento XVI não se sente em condições de continuar no papado, devido a idade avançada e afirma “não ter mais forças” para exercer as obrigações que o cargo exige no Vaticano, e está totalmente ciente da gravidade da sua atitude.
Há indícios de que a causa do abandono da liderança do papado seja doença do Papa Bento XVI, o que é negado pelo Vaticano.

As palavras do Papa Bento XVI ao renuciar foram: “Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.

Na véspera de renuciar a liderança do papado, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: “Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova”.

 Papa Bento XVI, após a renúncia, vai à residência papal de verão, em Castelgandolfo, próximo a Roma, e depois irá morar em um mosteiro dentro do Vaticano, que vai ser reformado para recebê-lo.

Há informações do Vaticano, de que Bento XVI não vai participar do conclave, a reunião a portas fechadas que vai escolher seu sucessor, e que o pontífice não teme uma “cisão” na Igreja após sua saída.

O porta-voz afirmou que Bento XVI mostrou “grande coragem” no seu gesto, e descartou que uma depressão tenha sido o motivo da renúncia.

Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário e opinião sobre a renúncia do Papa Bento XVI.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.