Curiosidades

Tudo sobre Tornados – Formação, Escala, Intensidade e Fotos, Piores

Confira aqui no blog Essas e Outras tudo sobre Tornados. Veja informações sobre sua Formação, Escala, Intensidade e piores Fotos.

Como acontece os tornados

A natureza é linda mas também pode ser terrível. Um bom exemplo disso são os fenômenos que arrasam cidades e matam centenas de pessoas.

O tornado é um tipo de fenômeno meteorológico forte e perigoso que se manifesta por uma coluna de ar que gira como uma nuvem em contato com a superfície. Ele pode ter vários tamanhos e formas sendo que a mais comum é a de cone onde a parte mais fina toca a superfície terrestre.   

 

As intensidades também variam bastante mas a grande maioria dos tornados tem velocidade entre 65 e 180 Km/h e pode percorrer quilômetros de distância. Há casos em que essa velocidade chega a 480 Km/h.

O tornados costumam se formar juntamente com fortes tempestades. É necessária produção de vento intenso, elevada precipitação pluviométrica e em alguns casos granizo. Assim que atinge o solo o tornado pode atingir de 100 a 1200 metros.

Eles podem ser detectados por meio de radares e visualmente, no caso de caçadores de tempestades. Os radares mais usados são os de impulsos Doppler.

 Existe ainda uma escala conhecida como Fujita que mede a intensidade dos tornados dependendo dos estragos que eles causam. Existe uma versão melhorada da escala Fujita que  foi desenvolvida e é muito usada em alguns países, ela é conhecida como  Enhanced Fujita Scale.  Confira abaixo uma tabela da Escala Fugita:

Tabela da Escala Fugita sobre tornados

Classificação Velocidade dos ventos (km/h) Largura da trilha (metros) Comprimento da trilha (km) Danos provocados
F0 65-115 3-20 0-2 Leves
F1 115-180 10-100 1-5 Moderados
F2 180-250 50-500 2-20 Fortes
F3 250-330 500-1000 5-60 Severos
F4 330-420 1000-2000 10-150 Devastadores
F5 420-530 2000-5000 10-500 Incríveis

Os tornados podem ser observados em todos os continentes do mundo exceto na Antártida. A região onde há mais incidência é n "Alameda dos Tornados", uma região dos Estados Unidos onde o fenômeno costuma fazer grandes estragos. Outras regiões onde eles também ocorrem com frequência são no sul da Ásia, no norte da América do sul, no oeste da Austrália e no noroeste da Europa.

 Gostou deste post sobre tornados??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre tornados
  • tornados
  • tudo sobre tornado
  • tornado
  • informaçoes sobre tornados

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. keli disse:

    que coisa de louco veio já pensou vc abrir a janela e dar de cara com um desses, ainda bem que deus é brasileiro

  2. sabrina disse:

    que loco meu isso e incrivel imagina a pessoa abri a janela do apartamento e ve um tornado nem quero imaginaaaaaaaaaa eu como morrro em apartamento se vejo um tornado vo po elevador e corrroooooooooooooooooooooooooooooooooo pela cidadee eu moro de medo dissoooooooooooooo aff !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. sabrina disse:

    sou d++++++++++++++++++++++++++++

  4. isabelly disse:

    nossa qeee coisaa terrivell me falaram qeee as pessoasss de estadoss unidoss .
    eless devemm sofrerrr muitooo laaa

  5. emerson pereira martins disse:

    eu observo as tempestades aqui no Brasil vi uma nuven parecida mais como o tornado para ser torna um tornado ele tem que tocar no chao mais esse nao tocou ja duas veses eu ate filmei o ultimo essa imagem aqui e esplendida eu gostei muito um dia eu vou filmar pessoalmente e um dos meu objetivo que tenho por agora…..

  6. anita lilah disse:

    eu adoro tornados e acho muito foda

  7. Amanda disse:

    Galera fala que "ainda bem que deus é brasileiro" e mal sabe que o Brasil mais precisamento o sudeste éo segundo no ranking mudial de tornados. Hahaha 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.