Resumos

Tudo Sobre Trabalho, Potência e Energia – Resumo de Física

O que é Trabalho, Potência e Energia – Resumo de Física

A palavra trabalho pode ter inúmeras definições. Usamos, na maioria das vezes, essa palavra para designar a atividade que exercemos. Eu, por exemplo, trabalho fazendo textos para este blog. Você pode trabalhar com música, comida ou até mesmo com as estrelas no universo. No entanto, trabalho na física não se enquadra exatamente nesse conceito que estamos acostumados.

Trabalho é a grandeza vetorial que relaciona a intensidade da força resultante sobre um corpo e seu deslocamento. A unidade de trabalho é Joule [J], e sua fórmula é a seguinte:

W = F · d ·

Sendo W o trabalho, F a força, d o deslocamento e cos θ o ângulo entre a força e o deslocamento.

Quando a força é paralela ao deslocamento, temos: W = F · d.

O trabalho é nulo quando o ângulo entre o deslocamento e a força for igual a 90º. E o trabalho é negativo quando o ângulo for maior que 90º e menor que 180º.

trabalho-potência-energia-

O conceito de potência está relacionado com trabalho e tempo. Potência média nada mais é do que a razão entre o trabalho de uma determinada força em uma determinada variação de tempo. Ou seja:

A unidade de potência no Sistema Internacional (SI) é Watt [W].

Outras unidades podem ser encontradas em exercícios ou livros antigos. Cavalo-vapor e horse-powersão algumas dessas unidades.

1 cv = 736 W

1HP = 746 W

No caso de um corpo em movimento constante e a força apresentar o mesmo sentido do movimento, a potência pode ser calculada da seguinte maneira:

P = F · v

Em algumas embalagens de produtos elétricos encontramos informações, como os valores da potência e do rendimento.

Rendimento é a razão entre a potência útil (potência necessária para o funcionamento correto do aparelho) e a potência total. Essa razão fornece uma informação crucial para os consumidores, ela diz o quando de potência é dissipada e o quando de potência realmente é utilizado para o funcionamento do produto.

Potência Total = Potência Útil + Potência Dissipada

Como falamos de produtos elétricos, não podemos deixar de falar sobre energia. Existem vários tipos de energia: elétrica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica e mecânica. Nesse texto, a energia elétrica não será abordada, pois o objetivo agora é trabalhar com as ideias que façam parte da Mecânica.

Energia Cinética é a energia que um corpo em movimento apresenta. Podemos calcular tal energia por meio da seguinte fórmula:

trabalho-potência-energia-carros

A unidade para qualquer tipo de energia é Joule [J], a mesma do Trabalho. Isso nos permite abordar um teorema.

Teorema da Energia Cinética afirma que o trabalho da resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual à variação da energia cinética sofrida por esse copo. Ou seja:

Energia Potencial Gravitacional é a energia que um corpo apresenta quando está a uma determinada altura de um referencial.

Energia Potencial Elástica é a energia que envolve uma mola, por exemplo.

Sendo k a constante elástica do material.

Escreva seu comentário sobre trabalho, potência e energia.

Fonte – Gaspar, Alberto. Física, volume único. 1. Ed. – São Paulo – Ática, 2005.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.