Alimentação

Tudo Sobre Vitamina K – Benefícios e Efeitos à Saúde, Falta

Confira aqui no blog Essas e Outras tudo Sobre a Vitamina K. Quais são os benefícios da vitamina e seus Efeitos à Saúde. Veja também o que a falta dela pode acarretar.

Nosso corpo necessita de vários tipos de vitaminas para que funcione bem e saudável. Precisamos da vitamina A, vitaminas do complexo B, vitaminas C, E e K, além dos sais minerais e substâncias encontradas nos alimentos.alimentos-ricos-em-vitamina-k-

A melhor forma de manter o corpo saudável é fazendo uma alimentação equilibrada e com todos os nutrientes que precisamos para vivermos bem. Cada vitamina e nutriente tem sua função e os suplementos só devem ser usados sob recomendação médica. Confira aqui no blog Essas e Outras a função da vitamina K e em quais alimentos podemos encontrá-la.

Vitamina K

Benefícios da vitamina K

Ótima para a circulação sanguínea, a vitamina K atua na coagulação do sangue, evitando problemas graves de saúde como a trombose e a trombocitopenia, doenças que se não tratadas a tempo podem ser fatais.

Encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, a vitamina K ajuda na coagulação do sangue, evitando o sangramento excessivo. Ela atua nas unhas, nos cabelos, dentes, no desenvolvimento e manutenção dos ossos.

Sintomas da falta da vitamina K

Nosso corpo tem sua própria fonte da vitamina K através das bactérias intestinais, o que a carência é quase nula, a não ser em casos de problemas de saúde, por uso de anticoagulante, ou má absorção da vitamina pelo organismo causada por problemas hepáticos ou uso de antibióticos. Os sintomas mais comuns da falta da vitamina K podem ser:

  • Sangramento excessivo
  • Sangue nas fezes ou urina
  • Calcificação da cartilagem
  • Acúmulo de sais de cálcio na parede das artérias
  • Má formação óssea.

Alimentos ricos em vitamina K

Encontramos a vitamina na aveia, verduras de folhas verdes escuras como a couve, espinafre, brócolis, acelga, folhas de mostarda, almeirão, escarola, salsa, queijo e manteiga, azeite e óleo de canola, fígado animal, ovos, farelo de trigo, morangos, soja, ervilha, cenoura e couve-flor.

A vitamina K é resistente ao calor, mantendo-se mesmo após o cozimento.

A dose diária ideal da vitamina K é de 90 microgramas para mulher e 120 microgramas para homens.

Escreva seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.