Remédios Caseiros

Urucum – Como Fazer Colorau Caseiro, Benefícios e Nutrientes do Anato

Quem já ouviu falar em urucum (Bixa Orellana L.), planta da família das Bixaceae e tem o nome popular de coloral, colorífico, tinta, açafrão da terra, açafrão do Brasil, falso açafrão, açafroa, anato sendo o mais comum o coloral, muito usado na culinária para dar cor aos alimentos. Nos legumes refogados nas carnes ou aves cozidas ou grelhadas, no molho, na sopa, caldos, e receitas variadas e em muitas delas substituindo o tomate com louvor.

 O urucuzeiro é uma árvore que pode chegar até 6 metros de altura cujo fruto em cápsulas espinhentas são recheadas com sementes laranja avermelhado que ao amadurecer e secar temos o urucum com que é feito o coloral. Usado como colorífico na culinária além do seu uso terapêutico com indicações para vários problemas de saúde.

sementes-de-urucum-benefícios-e-nutrientes-

Nutrientes do urucum

 No urucum encontramos vitamina A, C, substâncias como betacaroteno, saponinas, flavonóides, ácidos fenólicos, ácidos graxos fenólicos.

Benefícios do urucum

Folhas e sementes são usadas para remédios caseiros, como infusão ou decocto sendo 15 gramas de sementes para 1 litro de água. Beber até 3 xícaras das de chá ao dia.

sementes-de-urucum-remédios-caseiros-pomada-cicatrizanteO chá das folhas de urucum é usado para fazer gargarejo para combater inflamação da garganta e da boca.

Indicado também em resfriados, gripes, tosses, cicatrizante e afecções da pele, como antibacteriano, para combater febre, como repelente de insetos, para tingir a pele e protegê-la do sol pelos índios e antídoto para reverter veneno de mandioca brava.

A raiz do anato é indicada contra asma, coqueluche e problemas renais.

Estudiosos da Universidade Federal de Viçosa criaram uma pomada cicatrizante feita com urucum indicada para pés de diabéticos, queimaduras para cicatrizar e amenizar a dor, usar em escaras, psoríase e cortes.

Contra indicação

Pessoas com diabetes devem evitar o urucum por atrapalhar o controle da glicemia e interferir na medicação e insulina.

Como fazer coloral

O coloral é o urucum em pó, (Ver como fazer abaixo), que também pode ser usado em forma de óleo, pasta ou barrinhas.

sementes-de-urucum-colorau-caseiro-receita-passo-a-passo

Receita PAP

Para cada xícara das de chá de sementes de anato misture 1 xícara das de chá de fubá.

Aquecer em uma frigideira 1 colher das de sobremesa de óleo e colocar as sementes de urucum, mexendo sempre até que elas fiquem aquecidas, sem queimar. Misturar o fubá e bater no liquidificador, triturador ou pilão até ficar um pó vermelho.

Peneirar em uma peneira fina e guardar em vidro escuro com tampa.

Como fazer óleo de urucum

Colocar 2 copos tipo requeijão de sementes de urucum para 1 litro de óleo de canola, milho, amendoim ou azeite. Deixar aquecer em fogo brando sem exagerar. Guardar em vidro com tampa e usar para temperar frango, carnes etc.

Escreva sua dica ou comentário.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer urucum em pó
  • como fazer colorau cazero
  • urucum como fazer colorau

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.