Scroll Top

Mamãe, Bebê e Criança

Vacina contra Coqueluche para Grávidas no SUS

Vacina contra Coqueluche para Grávidas no SUS

vacina-gestantes-contra-coqueluche-Com intuito de proteger recém-nascidos devido ao aumento crescente casos de coqueluche no Brasil, a vacina contra a doença será aplicada em mulheres gestantes pelo SUS.

Segundo o Ministro da Saúde Arthur Chioro, as mulheres grávidas deverão ser vacinadas no máximo vinte dias antes do parto, o que irá proteger bebês de todo Brasil.

Doença transmitida por bactéria e que é caracterizada pela tosse forte, a coqueluche é considerada uma das dez causas de morte infantil.

 A grande incidência de casos de coqueluche com vítimas fatais vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos. Nos Estados Unidos e Canadá tem sido notório ocorrências de casos da doença com mortes.

Vacina contra coqueluche

A vacina contra coqueluche foi acrescentada ao calendário de vacinação em 2014 e está disponível na rede pública de saúde desde o dia 03 de novembro de 2014.

A vacina contra coqueluche é chamada de dTpa e também imuniza contra difteria e tétano, vacinas também obrigatórias para gestantes.

A vacina contra a coqueluche vai estar inserida na terceira dosagem de vacinação de mulheres gestantes, junto com a antitetânica e difteria. A primeira e segunda dose é destinada a proteção contra o tétano e a difteria.

Vale lembrar que a imunidade é para até os seis meses do bebê, devendo ser obedecido as datas e vacinações da carteira de vacinação da criança.

A vacina contra coqueluche tomada pela mãe vai proteger o bebê contra a doença, porém, pode acontecer mesmo a mãe sendo vacinada a ocorrência de casos de coqueluche em recém-nascidos.

É importante que toda gestante faça o pré-natal e siga todas as recomendações médicas com relação a medicação, vacinas e cuidados com a saúde.

Escreva seu comentário sobre a vacina contra a coqueluche.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Vacina contra Coqueluche para Grávidas no SUS!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: