Educação Musical

Valores das Notas Musicais – Teoria Musical para Iniciantes

Valores das Notas Musicais – Teoria Musical

As sete notas musicais escritas no pentagrama ou pauta podem ter nomes diferentes e durações variadas. O que nomeia as notas é a clave e a posição em que elas se apresentam, que podem ser clave de sol, de fá ou de Dó e escritas nas cinco linha e quatro espaços da pauta ou ainda nas linhas complementares superiores e inferiores. A duração do som é estabelecida conforme o valor de cada nota musical, o que chamamos de duração relativa e o andamento pedido na partitura o que chamamos de duração estabelecida.

Hoje vamos falar sobre os valores das notas musicais e do silêncio representado por figuras chamadas de pausas ou valores negativos. Para cada uma das figuras musicais temos uma pausa equivalente. Confira abaixo o nome de cada uma da figuras e pausas musicais e seus valores.

Valores das notas musicais

Figura musical e suas partes

A figura musical é formada por três partes, sendo elas:  

Cabeça, haste e colchete ou bandeirola. Confira abaixo as partes da figura musical ou o nome das partes que pode ter uma nota musical.

partes-da-figura-musical

qual-o-nome-das-partes-da-nota-musicalValores das notas musicais

Temos sete valores que representam as figuras musicais e o silêncio ou pausa. As figuras musicais que representam os valores das notas musicais são chamadas de semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

Confira abaixo os valores de cada uma das sete representações da duração relativa. Veja os valores das figuras ou das notas musicais.

Valores das notas musicais

valores-das-figuras-musicais--

Valores das pausas musicais

A pausa na música representa o silêncio ou ausência do som na escrita musical. Confira abaixo os valores das pausas musicais.

valores-das-pausas-musicais--

Escreva seu comentário ou dúvida sobre os valores das notas musicais ou das pausas.

Assuntos do Artigo:
  • pausas musicais
  • valores de n

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.