Scroll Top

Política

Vantagens e Prejuízos da Não Divisão do Pará: Tapajós e Carajás, 11/12

.

.

……………..Vamos supor: acabou o prebiscito sobre a divisão do Pará e o povo escolheu que o estado não deve ser dividido. Quais as vantagens e riscos dessa decisão para o futuro da região??? O que o Brasil perde com a não criação dos estados de Carajás e Tapajós??? É isso o que nós vamos ver neste post.

……………..Para começar é preciso lembrar que a decisão não é definitiva. O Pará continua sendo o 2º maior estado do Brasil por alguns anos, mas não é possível garantir que isso é definitivo. A campanha de criação de Tapajós e Carajás pode aparecer novamente daqui a alguns anos dependendo do interesse dos políticos nessa divisão.

.

Campanha do Movimento de Defesa do Pará

.

…………….Um dos motivos para a escolha do povo seria o fato de dois terços do colégio eleitoral paraense estar concentrado na região metropolitana da capital e em sua área de influência direta. Com a divisão o Pará ficaria com 17% de seu território atual, o que não seria interessante para esses eleitores.

……………..Isso porque boa parte de suas riquezas como florestas e minérios seria retalhada. O Pará perderia território, recursos naturais e o título de 2º maior estado do Brasil. Será que a criação de Tapajós e Carajás compensaria??? A dúvida tomou boa parte dos paraenses.

.

.

……………..Na dúvida muitos deles se mostraram conservadores mantendo a configuração atual do estado. Iss ficou claro nas pesquisas de opinião e enquetes de grandes jornais. Ainda assim os defensores da emancipação garantem que uma divisão seria mais proveitosa. O problema foi a deficiência do marketing pró-separação que não foi capaz de convencer com argumentos.

……………..Tudo bem. Os prejuízos da separação já são bem conhecidos, mas o que o Pará perderá continuando com sua configuração atual??? Perder talvez não seja bem a palavra, mas todos nós conhecemos a realidade de abandono e isolamento em que vive a população paraense. O estado é dominado pelas minorias de elite que dominam o poder.

.

.

……………..Será que a criação de Tapajós e Carajás daria maior destaque a situação social da população de forma geral, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e igualdade entre as pessoas??? Isso não há como saber.

……………..Mas e você, o que acha disso tudo??? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Vantagens e Prejuízos da Não Divisão do Pará: Tapajós e Carajás, 11/12!


1 Comentário

  1. Carlos Figueira disse:

    Com certeza a criação dos dois Estados mudaria os aspectos fisicos econômicos e sociais dessas regiões que tanto almejam mudanças de vida. Abriria opções mesmo para os paraenses:A respeito de novos empregos empreendimentos etc … O governo teria que se preocupar em concluir o asfaltamento da BR163 que o governo do Estado do Pará deixou de se preocupar porque ele sabe e que eu sei com certeza que é um porto muito importanteque se encontra mais próiximo dos Navios que levam os grãos para Europaiação do porto e aeroporto

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: