Scroll Top

Curiosidades

Verdade sobre Os 300 de Esparta: Eles eram 4000, Batalha de Termópilas

.

.

……………..Esparta foi um dos mais importantes municípios da Grécia Antiga. Situado às margens do rio Eurotas, fazia parte da Liga do Peloponeso e tinha um exército capaz de derrotar os maiores inimigos. Muito se ouviu falar sobre o exército espartano, até filme já fizeram, mas será que é tudo verdade??? Será que eles eram tudo isso mesmo??? É isso que nós vamos ver neste post.

……………..O município grego se manteve poderoso por séculos fazendo coligações com os vizinhos e vencendo batalhas sangrentas. Suas terras eram próprias para o cultivo de vinhas e oliveiras e seus centros urbanos nunca foram de grande importância. Isso porque o poder era oligárquico e havia forte caráter militarista. Os homens eram na sua maioria soldados e as técnicas militares tinham uma organização e disciplina nunca vistos antes.

.

.

……………..Com a vitória sobre Atenas, sua grande rival no século V a.C., Esparta passou a dominar a Grécia até ser derrubada em 371 a.C. pelos outros estados que estavam revoltados com a conduta dos espartanos. Durante os anos de supremacia, muitas lendas surgiram em Esparta e a região é conhecida até hoje como o berço de homens fortes e valentes.

……………..O episódio mais conhecido do poder espartano é a Batalha das Termópilas, em 480 a.C. Segundo a história, os 300 melhores soldados de Esparta comandados pelo Rei Leónidas foram convocados para barrar a entrada dos persas na Grécia. O exército liderado pelo imperador persa Xerxes contava com cerca de 20 mil homens que foram dizimados após três dias de batalha.

.

Cena do Filme "300"

.

……………..Soa muito épico pensar que 300 homens foram capaz de dar cabo de um grupo de mais de 20 mil, mas a verdade é que não foi bem assim. Segundo o historiador grego Heródoto, os espartanos receberam a ajuda de outros soldados gregos. O grupo todo seria formado por 300 espartanos, 1000 tegeatas e mantineus, 1120 arcadianos, 400 corintios, 20 beócios, 700 téspios e 400 tebanos.

……………..Na verdade, quase 4000 homens defenderam Esparta. É bem verdade que alguns gregos fugiram da batalha, mas ainda assim o número de combatentes era sem dúvida, muito maior do que aquilo que vemos em filmes.

……………..Mas e você, o que achou do post??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • os 300
  • A verdade sobre a batalha das termopilas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Verdade sobre Os 300 de Esparta: Eles eram 4000, Batalha de Termópilas!


1 Comentário

  1. Rafa disse:

    muito bom.. parabens

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: