Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Visão – Como Proteger os olhos, problemas comuns em cada idade

Visão – Como Proteger os olhos, problemas comuns em cada idade

cuidados-com-a-visão-OlhosOs olhos podem apresentar problemas com o passar dos anos e ser prejudicado com alguns hábitos errados. É necessário cuidados em cada fase da vida para evitar complicações maiores com a visão.

Confira alguns cuidados importantes com os olhos durante a vida:

Após o nascimento as crianças aprendem enxergar desenvolvendo a visão. Caso as condições não sejam adequadas a criança pode adquirir alguns problemas de visão como a ambliopia, estrabismo.

Após aos 10 anos é comum o aparecimento da miopia e o ceratocone, uma deformidade na córnea causada pelo coçar dos olhos. Durante a adolescência, é comum o mau rendimento escolar e vistas  cansadas. O uso contínuo do computador, forçando a visão sem piscar por muito tempo, deixa os olhos secos, prejudicando-o. O ideal é fazer pausas a cada hora para evitar sobrecarregar os olhos.

Após os 20 anos, o uso do cigarro afeta a circulação sanguínea da retina, diminue a quantidade de antioxidantes no sangue e prejudica a visão podendo chegar a degeneração macular. Os efeitos do cigarro afeta a visão mesmo depois de 15 a 20 anos após deixar de fumar.

A maquiagem com prazo de validade vencida pode causar alergia e prejudicar a visão. Lentes de contato devem ser bem higienizadas para não contaminar e irritar os olhos.

Medicamentos sem prescrição médica como colírios com cortisona podem aumentar a pressão ocular causando glaucoma e catarata precoce, sendo indicado o uso da lágrima artificial.

Após os 40 anos é indicado uma visita anual ao oftalmologista para exames da pressão do olho, que sendo alta, provoca glaucome podendo levar a cegueira irreversível. A vista cansada ou presbiopia surge também após os 40 anos, dificultando enxergar de perto causado pela perda da capacidade de foco. Este problema pode ser corrigido por dois tipos de cirurgia, a com laser ou um implante de lentes, como a cirurgia da catarata.

Após os 50 anos os problemas de visão que mais atingem as pessoas são a catarata e degeneração macular, problema na parte central da retina, que mostra a percepção de detalhes, cores e formas. A melhor maneira de prevenção é com alimentação equilibrada, rica em antioxidantes. Vitamina A, E, D e zinco contidas em alguns alimentos protegem a visão destes males. Alimentos ricos em luteína como a couve, espinafre, brócolis, milho, ervilhas e ovos, protegem a visão dos raios solares.

Coçar os olhos podem causar a ceratocone e usar o computador em excesso, faz com que se pisque menos deixando o olho seco. Estes cuidados são importantes em qualquer idade.

Escreva seu comentário sobre como proteger sua visão.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Visão – Como Proteger os olhos, problemas comuns em cada idade!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: