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Saúde e Bem Estar

Vitamina A – Seus Benefícios à Saúde e as Perturbações pela Carência

Vitamina A – Seus Benefícios à Saúde e as Perturbações pela Carência

Vitamina A

 Descoberta pelos gregos há mais de dois mil anos, ao perceberem que algo contido no fígado dos animais curava algumas afecções dos olhos. Hoje se sabe que a vitamina A está contida em muitos outros alimentos como leite, ovos, e outros, acessível a todos, não justificando o fato da carência da mesma.

A vitamina é termoestável (resiste calor até 100°C), hidro insolúvel (não solúvel em água) e lipossolúvel (solúvel nas gorduras). Nossa alimentação deve conter no mínimo 5000 U.I. de vitamina A diariamente.

Benefícios da vitamina A

 As plantas não contêm a vitamina A, e sim o caroteno, uma provitamina A que se transforma em vitamina A no fígado, pela ação de um fermento, a carotinase. Os benefícios da vitamina A ao nosso organismo são grandes. Ela é considerada a “vitamina da beleza”, por atuar como agente de defesa orgânica contra infecções, cuidando da saúde, a condição essencial para a beleza.

A vitamina A possui elementos de defesa orgânica contra as infecções, protegendo a saúde, ajudando no desenvolvimento normal dos dentes e conservação do esmalte, no crescimento, alimenta a membrana mucosa e os tecidos, criando resistência às doenças, e contribui para a saúde e bom estado dos olhos.

A carência da vitamina A atrapalha o crescimento da pessoa, traz secura da conjuntiva, da pele e das glândulas lacrimais, causa a xeroftalmia (cegueira noturna) e tende a infecções das vias respiratórias e aos cálculos renais.

Em todas as folhas verdes encontramos a vitamina A, quanto mais verde, mais vitamina, e nas frutas e vegetais amarelos como abóbora, cenoura, manga, damasco, mamão e outros, e a gema de ovo. Temos  a seguir  alimentos crú e seu conteúdo de vitamina A a cada 100 gramas:

Alimentos com vitamina A

 Hortaliças, Frutas  e outros:

  • Abóbora crua – 280
  • Abóbora cozida – 1000
  • Alface verde – 4250
  • Alface branca – 240
  • Alfafa – 15800
  • Beldroega – 5415
  • Folhas de brócolis cruas – 15000
  • Folhas de brócolis cozidas – 500
  • Caruru – 7384
  • Chicória – 3800
  • Coentro – 7185
  • Couve-manteiga – 7500
  • Couve-rábano – 5000
  • Dente-de-leão – 1250
  • Escarola – 21000
  • Espinafre – 7385
  • Folha de mostarda – 20000
  • Folha de nabo branco – 4735
  • Pimentão vermelho – 6500
  • Pupunha crua sem casca – 14800
  • Salsa – 70000
  • Tomate – 850
  • Tucumã – 51700
  • Tangerina – 3015
  • Pêssego – 3750
  • Manga – 2200
  • Mamão – 2350
  • Goiaba vermelha – 2450
  • Damasco seco – 13700
  • Caqui – 2750
  • Caju vermelho – 7000
  • Buriti – 50000
  • Abricó-do-pará – 6650
  • Fruto do dendê – 101656
  • Óleo de buriti – 500000
  • Óleo de piqui – 100700
  • Óleo de tucumã – 313000

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