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Vitamina D Benefícios à Saúde, Riscos Falta Excesso da Vitamina D

Vitamina D – Benefícios à Saúde, Riscos da Falta da Vitamina D

vitamina-d-benefícios-saúdeA vitamina D é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. A falta de exposição ao sol é uma das maiores causas da deficiência da vitamina.

A vitamina D atua ativamente sobre o metabolismo do cálcio, tão importante para a saúde dos ossos. Além da saúde dos ossos, a vitamina é necessária para estimular o sistema imunológico, age contra celulas cancerígenas, atua no controle glicêmico de diabéticos, aumenta a força muscular e age nos hormônios da tireoide.

Para mantermos os níveis de vitamina D compatíveis com as necessidades do nosso corpo, devemos:

  •  Tomar sol ao menos por 15 minutos diariamente;
  • Fazer uma dieta equilibrada e rica em nutrientes evitando a deficiência da vitamina.

A falta da vitamina D causa

  • Raquitismo em crianças;
  • Osteoporose, osteomalácia e alguns tipos de câncer como mama, próstata, cólon e pâncreas;
  • Infecções;
  • Problemas respiratórios;
  • Depressão.

Onde encontrar vitamina D nos alimentos:

  • Figado, gema de ovo, nata, queijos gordurosos, manteiga, óleo de fígado de peixe. No inverno a concetração desta vitamina nos alimentos é menor. O uso do bloqueador solar diminue a absorção da vitamina.

Com o envelhecimento natural, a absorção da vitamina D pela pele diminui.

A dosagem recomendada de vitamina D para o bom funcionamento do nosso organismo vai variar conforme a idade e como se encontra fisicamente, como por exemplo uma mulher grávida, lactente, esportista e pessoas com deficiência da vitamina. Deve-se ter o cuidado de não ultrapassar a dose diária da vitamina. A orientação médica se faz indispensável para determinar a dosagem adequada da vitamina para cada pessoa.

Algumas doenças alteram o metabolismo desta vitamina, como doenças gastrointestinal, sindrome de má absorção, problemas renais, fibrose cística, insuficiência cardíaca, imobilização.

A falta de vitamina D deve ser corrigida via oral, sob orientação médica. Exageros da vitamina podem causar efeitos colaterais como hipercalcemia, depósito de cálcio nos rins, coração, artérias e pulmões.

Manter o corpo bem abastecido com as vitaminas necessárias é importante para o bom funcionamento do nosso organismo e para termos disposição no dia a dia.

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