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Alimentação

Vitamina A – Funções, Benefícios e Onde Encontrar

Vitamina A

Fundamental para a saúde dos olhos, da pele, dos dentes, da imunidade, a vitamina A vem sendo estudada há mais de 2mil anos na Grécia e até hoje seu valor só cresce na dieta humana. Encontrada em muitos alimentos que consumimos cotidianamente, sua carência pode ser comprometedora para a manutenção do nosso corpo e beleza.

A vitamina A é de origem animal, já que a encontrada nos vegetais é provitamina A, transformada em vitamina A no nosso organismo, que não produz a vitamina. A carência da desta vitamina pode levar a xeroftalmia, cegueira noturna.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde a deficiência desta vitamina é problema global e já atinge 190 milhões de crianças. No Brasil em regiões como o norte, nordeste e sudeste, o número de crianças e pessoas com deficiência da vitamina é significante, o que levou a providências das autoridades para amenizar o problema.

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Sintomas da falta da vitamina A

Temos uma reserva da vitamina A no fígado, que é liberada até o esgotamento caso nossa alimentação esteja deficiente da vitamina. Os sintomas da deficiência da vitamina pode ser ressecamento do olho, cegueira noturna, diarréia, desnutrição e infecções respiratórias. Mulheres grávidas e crianças após o aleitamento materno necessitam de uma dose maior da vitamina para desenvolver e crescer saudável.

Fonte de vitamina A

Para recém-nascidos, o aleitamento materno supri todos os nutrientes necessário para que cresça saudável e forte. Após o 7º mês de vida, a criança vai necessitar de adição da vitamina em forma de alimento, como acontece com os jovens e adultos.

Uma excelente fonte da vitamina A é o fígado animal, leite integral e ovo cozido.

Nos vegetais encontramos ela nas verduras de folhas verdes escuras, como a couve, o espinafre, a mostrada, a salsa, o coentro, a escarola, o agrião, a rúcula, o brócolis, a alface, a alfafa, a beldroega e o barbalho.

Nas frutas de cor amareladas como a manga, o caju, o damasco, a manga, o caqui, a goiaba, o pêssego, a acerola, o mamão, a pitanga e o melão, a abóbora, o tomate e a cenoura são fontes da vitamina A. Frutas oleoginosas como o pequi, o dendê, o buriti e a pupunha encontramos a vitamina.

Dose diária de vitamina A

Adultos – 600 mcgRE/d

Lactentes – 0 a 6 meses – 375 mcgRE/d

7 a 11 meses – 400 mcgRE/d

1 a 3 anos – 400 mcgRE/d

4 a 6 anos – 450 mcgRE/d

7 a 10 anos – 500 mcgRE/d

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Referências –

Manual de Suplementação de Vitamina A – Biblioteca. http://www bvsms.saude.gov.br/…/manual_condutas_suplementacao_vitamina_a.pdf. html. Acesso em: 04 de março de 2016.

Ingestão diária recomendada – Anvisa – PDF

http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B8989-1-0%5D.PDF.html. Acesso em: 04 de março de 2016.

Assuntos do Artigo:
  • onde encontrar vitamina A e E
  • onde encontro vitamina a d e c

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