Alimentação

Vitaminas do Complexo B – Onde Encontrar nos Alimentos e Funções

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B correspondem às vitaminas B¹ (Tiamina), B² (Riboflavina), vitamina B5 (Niacina) vitamina B6 (Pirixodina ou adermina) e vitamina B¹². Todas são importantes para a saúde humana e são encontradas em alguns vegetais ou alimentos que devemos ter na dieta diária.

Vitaminas B¹ (Tiamina)

Uma vitamina que atua no sistema nervoso agindo no crescimento, no metabolismo e apetite de cada indivíduo sendo indispensável na alimentação diária.

A vitamina B¹ é absorvida no intestino delgado e grosso indo se fixar em órgãos como o fígado, coração, cérebro, glândulas supra-renais,  baço, pulmões e músculos.

A falta de vitamina B¹ causa beribéri com sintomas como diminuição da capacidade mental, cansaço mental, falta de atenção, fraqueza nos músculos, perda do apetite e problemas gastrointestinais.

O alcoolismo tem sido um grande causador da perda de vitamina B¹, já que a destrói. Temperaturas altas também destroem a vitamina B¹.

A dose diária de vitamina B¹ para um adulto é de 1,8 a 2,3 miligramas. Ver abaixo lista de alimentos ricos em vitamina B¹ e a quantidade da vitamina¹ encontrada neles a cada 100 gramas.

Abóbora moranga amarela – 360 mcg

Alho – 224 mcg

Amendoim cru com pele– 1300 mcg

Amendoim cru sem pele – 1 100 mcg

Amendoim torrado com a pele – 370 mcg

Amendoim torrado com a pele – 220 mcgvitaminas-do-complexo-b-efeitos-e-alimentos-ricos

Arroz integral – 320 mcg

Arroz – 1400 mcg

Aveia – 530 mcg

Castanha do Pará – 1 094 mcg

Centeio – 2 200 mcg

Cevada – 4 200 mcg

Leite integral -104 mcg

Lêvedo de cerveja em pó – 14 050

Ovo de galinha – 135 mcg

Soja fresca – 900 mcg

Tamarindo – 370 mcg

Germe de Trigo –  mcg

Vitamina B2 (Riboflavina)

A Vitamina B2 age no crescimento, no fígado, para regenerar o sangue, funcionamento cardíaco, na visão.

A falta da Vitamina B2 provoca afecções nos olhos como catarata e inflamação da córnea, afecções da pele como descamação e fissuras labiais, problemas digestivos, perda do apetite, entre outros sintomas.

Uma pessoa adulta deve ingerir ao dia 2,2 a 3 mg o que representa 2 200 a 3 000 mcg. Ver abaixo lista de alimentos ricos em vitamina B² e a quantidade da vitamina B² encontrada neles a cada 100 gramas.

Alimentos ricos em vitamina B²

Abacate (roxo) – 327 mcg

Amendoim cru sem casca – 460 mcg

Avelã – 675 mcgalimentos-ricos-em-vitaminas-do-complexo-b

Brócolis – 1 020 mcg

Escarola – 250 mcg

Espinafre – 305 mcg

Farinha de soja – 396 mcg

Favas – 310 mcg

Feijão branco – 300 mcg

Gema de ovo – 555 mcg

Leite integral cru – 653 mcg

Levêdo de cerveja em pó – 4 612 mcg

Folha de mostarda – 375 mcg

 Nozes – 575 mcg

Ovo de galinha – 370 mcg

Salsa – 300 mcg

 Tâmara fresca – 1 750 mcg

Trigo integral – 195 mcg

Vagem crua – 200 mcg.

Frutas como abacaxi, banana, carambola, caju, lima, maçã, manga, mamão, melão, uvas, pimentão contém vitamina B².

Vitamina B5 (Niacina)

Ácido nicotínico, niacina ou vitamina B5 age na oxidação celular, no metabolismo de substâncias importantes para nosso organismo, e sua deficiência  causa pelagra, com sintomas que atingem o aparelho digestivo, sistema nervoso, pele causando descamação e eritema (dermatite), diarréia, amnésia, demência, lesões na mucosa da boca.

Diariamente precisamos de 18 a 23 mg ao dia.

Veja a quantidade de vitamina B5 em miligramas em cada 100 gramas dos alimentos abaixo:

Abóbora moranga – 3,280

vitaminas-do-complexo-b-efeitos-alimentos-encontrar-ovoAlfarroba – 3,660

Amendoim cru – 13,000

Arroz – 13,000

Castanha do Pará – 7,717

Feijão preto cru – 4,000

Farinha da fruta pão – 500

Lêvedo de cerveja em pó – 57,000

 Ovo de galinha – 4,250

Pimentão doce – 10,200

Tâmara fresca – 4,000

Tâmara dessecada – 3,184

Germe de trigo – 6,000

Trigo integral – 3,680.

Vitamina B6

Também conhecida como adermina e piridoxina, a vitamina B6 e age contra a pelagra, a anemiamacrocítica, epilepsia idiopática, distrofia muscular. Os alimentos que mais contêm vitamina B6 são as folhas verdes, os legumeso leite, os cereais integrais e o lêvedo de cerveja.

Vitamina B¹²

 A vitamina B¹² combate anemia e suas consequências, favorece o crescimento, melhora a absorção de nutrientes, combate afecções da pele, renova as forças, melhora o apetite, revigora.

Encontramos a vitamina B¹² nos ovos, no leite, lêvedo de cerveja e cereais integrais.

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