vladimir putin1 Vladimir Putin Polêmicas: Governo do Presidente da Rússia, Tudo sobre

Desde que foi eleito presidente da Rússia, Vladimir Putin, já dividiu muitas opiniões. Se no ano 2000 ele foi eleito com quase sessenta milhões de votos logo no primeiro turno, hoje amarga críticas de grupos que se autodeclaram “contra Putin” e não fazem a menor questão de esconder seu descontentamento. Mas afinal, porque ele é tão amado e tão odiado?

Logo que se tornou presidente da Rússia, Putin alterou o hino nacional e passou a ampliar seus poderes. Nessa época o país passava por um grande crescimento e o presidente aproveitou para investir na modernização da Rússia com um mix de liberdade econômica e política fechada.

A promessa de Putin era a de reconstruir o país que saía de uma longa recessão. A prosperidade agradou a população mas sua popularidade começou a dimiuir por causa de práticas autoritárias. O presidente tentou diminuir a autonomia das províncias, reestabeleceu um partido único e passou a controlar os meios de comunicação.

vladimir putin russoa Vladimir Putin Polêmicas: Governo do Presidente da Rússia, Tudo sobre

Talvez a maior dificuldade enfrentada por Putin tenha sido lidar com o Separatismo. Durante a Guerra da Chechênia o presidente usou de forte repressão contra os rebeldes e chegou até mesmo a ser acusado de causar a morte de centenas de crianças que perderam a vidano atentado de Beslan.

Vladimir teria incentivado a ação dos terroristas com sua forte repressão aos separatistas e muitos grupos o responsabilizam pela morte de dois jornalistas de oposição (Anna Politkovskaia e Alexander Litvinenko). Mesmo com essas acusações e críticas da imprensa internacional, Vladimir Putin conseguiu se reeleger com um índice de aprovação de mais de 70%.

pussy riot Vladimir Putin Polêmicas: Governo do Presidente da Rússia, Tudo sobre
Grupo “Pussy Riot”

Após entregar o cargo de czar da Rússia a Dmitri Medvedev, que havia sido eleito presidente no primeiro turno em 2008) ele foi nomeado primneiro-ministro e no mesmo ano aumentou o mandato persidencial de quatro para seis anos. De lá para cá seu nome acabou envolvido em polêmicas como a de fraude na eleição parlamentar.

Ainda assim, no dia 4 de março de 2012 Putin novamente foi eleito presidente e Dmitry Medvedev passou a ocupar o cargo de primeiro-ministro. As polêmicas continuam e não podemos deixar de citar a oposição do grupo “Pussy Riot“, formado por três garotas que ganharam destaque internacional após promover várias manifestações.

Mas e você, o que acha de Vladimir Putin? E das manifestações pró e contra? Comente.

Etiquetas

  • como vlademir putin consrguiu se eleger?
  • frases de vladimir putin
  • o governo de putin