.William Shakespeare: Biografia, Vida Pessoal e Principais Obras

shakespeare biografia William Shakespeare: Biografia, Vida Pessoal e Principais Obras

 

Como não falar sobre William Shakespeare?! O poeta e dramaturgo inglês é o mais famoso do mundo sendo que suas obras são as mais encenadas. Nascido em Stratford-upon-Avon no dia 26 de Abril de 1564 ele teve seus temas traduzidas para os principais idiomas e sua vida pessoal até hoje é cercada de mistérios.

Com apenas 18 anos de idade William Shakespeare se casou com Anne Hathaway, na época com 26 anos. Acredita-se que na época a moça já estava grávida de Susanna, primeira filha do casal. Depois vieram os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 não houveram relatos do autor, o que fez com que o período ficasse conhecidocomo Anos perdidos de Shakespeare.

..Anos depois ele teria se tornado um dos proprietários da companhia de teatro Lord Chamberlain’s Men. Shakespeare, que teria passado por anos de pobreza em Londres, enfrentava uma boa fase artística. O auge do teatro elisabetano fazia com que outras companhias comprassem peças do autor e suas obras fosse muito prestigiadas.

Entre 1593 e 1594 os teatros foram fechados por causa da peste e o dramaturgo passou a se dedicar aos poemas. Anos depois, em 1599, foi fundado o teatro The Globe, do qual William era sócio. Nessa época ele enriqueceu até que anos depois resolveu se desligar do teatro voltando para Stratford.

.William Shakespeareromeo julieta William Shakespeare: Biografia, Vida Pessoal e Principais Obras
Pintura representando a morte de Romeo em "Romeo e Julieta"

 

AS PRINCIPAIS OBRAS DE WILLIAM SHAKESPEARE SÃO

 

  • Sonho de uma Noite de Verão
  • Muito Barulho por Nada
  • Romeu e Julieta
  • Macbeth
  • Otelo, o Mouro de Veneza
  • Hamlet
  • A Tempestade

.Apesar de ter sido muito respeitado em sua própria época, sua genialidade passou a ser reconhecida no século XIX por românticos e vitorianos, além das centenas de adaptações de suas obras mais famosas. “Romeu e Julieta” se tornou a história de amor mais famosa de todos os tempos.

William Shakespeare inspirou grandes escritores brasileiros como Machado de Assis que no comportamento de Bentinho em “Dom Casmurro” é tomado pelo ciúme que levou Otelo a matar Desdêmona em “Otelo, o Mouro de Veneza”. Além de seu talento indiscutível, é difícil identificar o que é real e o que é mito em sua história. Existem até mesmo historiadores que defendem que algumas obras são atribuídas erroneamente ao autor inglês.

Mas e você, o que acha de William Shakespeare? Qual é a sua obra favorita dele? Deixe o seu comentário.

sobre William Shakespeare